18. O modernismo - De Toufouse Làutrec à Bauhaus.
O modernismo (imagem 21) é o conjunto de
movimentos culturais, escolas e estilos que permearam as artes e o design da
primeira metade do século XX. O movimento
moderno orientou-se na ideia de que as formas "tradicionais" das
artes plásticas, literatura, design, organização social e da vida quotidiana
tornaram-se ultrapassadas, e que se fazia fundamental deixá-las de lado e criar
no lugar uma nova cultura.
(imagem 21)
17. Design e comunicação - novo cenário urbano séc XIX e XX.
Design
Dá-se o nome design (imagem 20) a qualquer processo técnico e criativo relacionado à
configuração, concepção, elaboração e especificação de um artefacto. Esse
processo normalmente é orientado por uma intenção ou objectivo, ou para a
solução de um problema.
O profissional que trabalha na área de design é camado de designer.
(imagem 20)
Comunicação:
Comunicação (imagem 19)
é a área que estuda os processos de comunicação humana, nela estão as teorias da informação, comunicação interpessoal,
marketing, propaganda, públicas, análise, telecomunicações e jornalismo, a
comunicação também pode ser a informação entre sujeitos ou objectos. Não nos esquecemos que também existe a comunicação gestual.
(imagem 19)
16. A industralização e organização industrial do séc XVIII e XIX, o movimento
das Arts and Crafts.
das Arts and Crafts.
Arts and Crafts é um movimento estético e social inglês, da segunda metade do século XIX, que defende o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa.
Reunindo teóricos e artistas, o movimento busca revalorizar o trabalho manual e recupera a dimensão estética dos objectos produzidos industrialmente para uso quotidiano.
15. O cinema Expressionista alemão.
O
expressionismo surgiu por volta de 1910, tem raízes na pintura e foi
rapidamente adoptado pelo teatro, pela literatura e pela arquitectura. O expressionismo no cinema alemão começa
em 1919, O horror, o fantástico e o crime eram os temas dominantes
do expressionismo.
Os
filmes expressionistas foram produzidos apenas durante alguns anos, no entanto
os seus temas foram integrados em filmes posteriores resultando no controlo
artístico do cenário, luz e sombra de forma a acentuar a atmosfera do filme. O
expressionismo influenciou particularmente dois géneros, o cinema de terror e o
filme negro.
Porter:
Porter (imagem 18) foi um cineasta norte-americano do final do século XIX e
início do século XX, um dos pioneiros do cinema. Ficou famoso por dirigir
vários filmes para o Edison Studios, de Thomas Edison. Desenvolve ainda em 1902, os princípios da
narrativa e da montagem. Ainda com, um filme de 8 minutos, fez inovações como a
montagem de planos realizados em diferentes momentos e lugares para compor uma
narrativa, que foram decisivas para o desenvolvimento do cinema. Foi o primeiro
grande clássico do cinema que marca o início da Indústria do cinema.
(Imagem 18)
(Imagem 18)
Griffith:
Griffith (imagem 17) é considerado o pai da industria cinematográfica, apesar de só ter feito dois filmes sonoros. Começou a sua carreira como um bom dramaturgo mas não
conseguiu sucesso, depois tornou-se actor. Encontrou o seu caminho no cinema,
em pouco tempo dirigia um grande corpo de trabalho. Fundou
a United Artists, junto com Charles Chaplin, Mary Pickford e Douglas Fairbanks. A sua empresa American Mutoscope
and Biograph Company foi a primeira empresa a filmar em Hollywood em (1910).
(Imagem 17)
(Imagem 17)
13. Pathé e Gaumont, a industria cinematográfica.
Pathé,
e seu irmão Gaumont (imagem 16) foram eles que promoveram, o que se tornou a maior empresa de
fonografia e o mundo do cinema. Eles abriram uma loja de gramofones em 1894 e,
posteriormente, estabeleceram uma fábrica na vitrola. O seu sucesso industrial
começou, quando viram as oportunidades oferecidas pelo novo entretenimento e,
sobretudo pela indústria cinematográfica. É a empresa de cinema mais antigo em funcionamento no
mundo. Originalmente começaram com negociação de aparelhos fotográficos, a
empresa começou a produzir curtas-metragens em 1897 para promover a sua marca
de câmera-projetor. A empresa fabricou o seu próprio equipamento e filmes
produzidos em massa até 1907.
(Imagem 16)
(Imagem 16)
12. Edison e o princípio do cinema sonoro.
Em 1877 Thomas Edison conseguiu gravar o som
pela primeira vez. Ele conseguiu gravar utilizando um repetidor de telefone. O
"ditafone" foi um aperfeiçoamento do fonógrafo funcionando como uma
"secretária electrónica" actual. Uma variação deste equipamento
permitia a gravação de discursos e memorandos para serem dactilografados
depois. O telefone de parede de 1879,
foi inventado por Thomas Edison, que projectou o fone e o receptor. Foi preciso
dar estes passos para chegar ao «cinetoscópio»" em 1888, aparelho adaptado
do "cinematógrafo". No cinema além de imagens eram apresentados
também sons gravados simultaneamente. Mas devido a problemas técnicos,o
cinestocópio não conseguiu a notoriedade desejada. Só em 1927 é que começou o «cinema
falado».
11. O Cinema Fantástico de Mélies.
Méliès ficou
mundialmente conhecido com "Viagem à Lua" (imagem 15), em 1902, tendo
posteriormente realizado mais de 500 filmes. Considerado o pai dos efeitos
especiais, o autor utilizava efeitos fotográficos para criar mundos
fantásticos. Méliès marcou o aparecimento da sétima arte, ao ser pioneiro em
quase tudo: desde os estúdios de filmagens, aos géneros cinematográficos e até
mesmo os guiões.
10. Cinema documental.
O cinema documental (imagem 14) é um gênero cinematográfico que se caracteriza
pelo compromisso com a exploração da realidade. Mas dessa afirmação não se deve
deduzir que ele represente a realidade «tal como ela é». O documentário, assim
como o cinema de fixação, é uma
representação parcial e subjectiva da realidade, não incluindo noticias nem
publicidade.
(Imagem 14)
(Imagem 14)
9. Os irmãos Lumiére e a primeira projecção pública.
Os irmãos
Lumière (Louis e Auguste) (imagem 13), foram os inventores
do cinematógrafo, sendo muitas
vezes referidos como os pais do cinema (Sétima Arte) .
O cinematógrafo era
uma máquina de filmar e projector de cinema, invento que foi atribuído aos irmãos Lumière, mas na
verdade foi inventado por Léon Bouly, em 1892, que terá perdido o documento que
lhe atribuía a
criação do
invento e perante esta situação os Lumière
registaram o cinematógrafo
em nome em 1895.
A
primeira projecção pública de apresentação do invento ocorreu a 28 de Dezembro
de 1895 na primeira sala de cinema do mundo. A sessão foi inaugurada com a
projecção de La Sortie de l'usine Lumière à Lyon (A Saída da Fábrica
Lumière em Lyon).
(Imagem 13)
(Imagem 13)
8. Muybridge e o advento do início do Cinema {Caleidoscópio e Zootropo).
Em 1872, por curiosidade o ex-governador
da Califórnia, questionou Muybridge sobre a possibilidade de comprovar se um
cavalo galopando ficava, mesmo por pouco tempo, com as quatro patas fora do
chão. Com o auxílio de
três baterias das máquinas fotográficas, era possível registar o movimento de
vários ângulos (imagem 12). As fotografias eram tiradas numa velocidade 1/6000s.
Muybridge desenvolveu novas técnicas, de equipamentos e
químicos, conforme a sua necessidade, pois o zoopraxiscópio projectava em
sucessão rápida, imagens simulando movimento. Esta invenção é considerada, para
muitos estudiosos, como a Invenção do Cinema.
O caleidoscópio:
Um
caleidoscópio (imagem 11) é um aparelho óptico formado por um pequeno tubo
de cartão ou de metal, com pequenos fragmentos de vidro colorido, que através
do reflexo da luz exterior em pequenos espelhos inclinados, apresentam a cada
movimento combinações variadas de efeito visual.
(imagem 11)7. George Eastman e a democratização e industrialização da fotografia com a Kodak.
George Eastman (imagem 10) nasceu a 12
de julho de 1854 e fundou a Eastman Kodak Company e inventou rolo de filme,
ajudando a trazer a fotografia. Após três anos de experimentação com emulsões
de gelatina britânica, Eastman desenvolveu uma placa fotográfica seca, e tornou
claro na Grã - Bretanha e nos E.U.A. Em
1879, George Eastman começou um negócio fotográfico. A 4
de Setembro de 1888, a Eastman recebeu para a sua caixa de câmera de sucesso
comercial de filme de rolo. A
invenção do rolo de filme extremamente acelerou o processo de gravação de
múltiplas imagens.
6. A invenção de Maddox da emulsão fotossensível gelatinosa (rolo).
Em 1871, Richard Madox (imagem 9), desenvolveu
a emulsão gelatinosa, uma película sensível a luz e flexível, a base de
gelatina e brometo de prata, que poderia ser usada em placas mais finas e em
rolos, o que veio a facilitar o uso das películas e causou uma revolução no
formato e no tamanho das câmaras fotográficas. Com a descoberta do rolo abria-se assim uma nova época para a
fotografia.
(imagem 9)
5- O instantâneo fotográfico de Archer.
Archer (imagem 8) nasceu na Grã-Bretanha em 1813, e dedicou-se à gravura e a
escultura, onde cedo desperta o seu interesse pelo processo fotográfico do
Calótipo. Ao
contrário do processo daguerreótipo o Colódio Archer "molhado" que
envolveu um revestimento de chapa de vidro com uma mistura de iodeto de
potássio e uma substância pegajosa, o colódio; é o processo negativo de alta qualidade
produzido após a exposição de apenas alguns segundos. Inicia o seu trabalho do processo fotográfico
em 1847, para realizar fotografias dos seus desenhos de gravura.
(imagem 8)
4- A evolução da técnica de registo (Daguerre e Talbot) em paralelo aos formatos de câmaras e metodologias de laboratório.
- Louis
Daguerre (imagem 7) foi o primeiro a conseguir a imagem fixa atravéz da acção
directa da luz,(o daguerreótipo*), Talbot foi o grande percutor do
actual sistema negativo-positivo e os dois juntos descobrem o segredo da
imagem latente. *Daguerreótipo - antigo processo fotográfico para fixar numa chapa sensibilizada as imagens obtidas na câmara escura.
(imagem 7)
- Talbot (imagem 6) construiu uma pequena câmara escura de madeira, a qual era carregada com papel de cloreto de prata, conforme a objectiva utilizada e tinha que estar em exposição de meia hora a uma hora. Tanto Daguerre como Talbot tinham praticado desenho, por isso viam a fotografia como uma nova ferramenta para a macânica.
(imagem 6)
3- Niépce e a primeira "heliografia" inalterável da história.
Joseph Niépce nasceu a 7 de Março de 1765, e foi um inventor Francês responsável por uma das primeiras fotografias. O Niépce começou com várias experiências fotográficas em 1973, mas sem bons resultados pois as imagens desapareciam depressa. Em 1826 atravez de uma experiência que faz com alguns produtos que iriam ser atingidos com luz, consegue formar uma imagem fotográfica, dessa experiência resulta a primeira fotografia da História que mostra o terreno e sua granja captado atravez da janela do sotão da sua casa. O processo que Joseph utilizou ficou conhecido como heliografia (gravura com luz solar).
(imagem 5)
2- O princípio óptico da "câmara escura" e
da "lanterna mágica".
A Câmara escura (imagem 4) é um tipo de
aparelho óptico baseado na invenção da fotografia no início do século XIX. Pode
fazer-se uma câmara escura simples a partir de uma caixa onde se perfura um
pequeno orifício numa das paredes. Com uma abertura pequena, a luz de apenas
uma parte da cena pode acertar qualquer parte específica da parede de trás. Com
este dispositivo simples a imagem fica sempre invertida, embora usando espelhos
seja possível projectar uma imagem que não fique ao contrário.
(imagem 4)
A lanterna mágica (imagem 3) é uma caixa
óptica que projecta sobre uma tela branca (tecido ou parede no século XVIII), numa sala escurecida, imagens pintadas
sobre uma placa de vidro.
Apesar de conhecida desde o século
XIII, no campo da astronomia, somente no início do século XVI encontramos registos
sobre a sua utilização para observação de objectos exteriores. Ao longo do século XVIII as lanternas
passaram a projectar também animações.
A Arte rupestre é o termo que se dá às mais antigas
representações artísticas conhecidas, as mais antigas são do período Paleolítico Superior (40.000 a.C.) gravadas em abrigos ou
cavernas (imagem 2), nas paredes e tectos rochosos, e também em superfícies rochosas ao ar
livre, mas em lugares protegidos, normalmente com datas de épocas pré-históricas. Na pintura, o Homem tentava traduzir
através da mesma, o máximo de realismo, ou seja desenhavam animais, plantas, tudo
aquilo que possa constituir a Natureza mas, também desenhavam o acto da caçada,
como o animal marcado por flechas.
(imagem 2)
As sombras chinesas (Imagem 1) são
conhecidas desde os primórdios da animação até aos dias de hoje. Este tipo de
animação começa com os teatros e espectáculos de sombras chinesas, tendo origem
nos países orientais, onde os principais temas eram a religião, lendas e
histórias. Nos países ocidentais da Europa, as sombras chinesas tiveram a sua
grande divulgação no séc. XIX, na França já eram conhecidas desde 1770, porque
existiam muitos animadores de rua que tinham como trabalho as sombras chinesas.
O primeiro teatro surgiu em Versalhes (França). O percurso das sombras chinesas
foi tão marcante, que nos dias de hoje o teatro de sombras passou a ser uma
ferramenta peculiar para contar histórias, sendo utilizadas para as crianças,
onde este tipo de teatro se impõe, sendo uma forma de entretenimento e
instrumento pedagógico.
(Imagem 1)
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