Módulo 1 – Introdução à Fotografia, Cinema e Design

18. O modernismo - De Toufouse Làutrec à Bauhaus.
O modernismo (imagem 21) é o conjunto de movimentos culturais, escolas e estilos que permearam as artes e o design da primeira metade do século XX.  O movimento moderno orientou-se na ideia de que as formas "tradicionais" das artes plásticas, literatura, design, organização social e da vida quotidiana tornaram-se ultrapassadas, e que se fazia fundamental deixá-las de lado e criar no lugar uma nova cultura.
                                                       (imagem 21)
17. Design e comunicação - novo cenário urbano séc XIX e XX.
Design
Dá-se o nome design (imagem 20) a qualquer processo técnico e criativo relacionado à configuração, concepção, elaboração e especificação de um artefacto. Esse processo normalmente é orientado por uma intenção ou objectivo, ou para a solução de um problema.
O profissional que trabalha na área de design é camado de designer.
                                                            
(imagem 20)
Comunicação:
Comunicação (imagem 19) é a área que estuda os processos de comunicação humana, nela estão as teorias da informação, comunicação interpessoal, marketing, propaganda, públicas, análise, telecomunicações e jornalismo, a comunicação também pode ser a informação entre sujeitos ou objectos. Não nos esquecemos que também existe a comunicação gestual.
                                                                   (imagem 19)
                     
16. A industralização e organização industrial do séc XVIII e XIX, o movimento
das Arts and Crafts.

Arts and Crafts é um movimento estético e social inglês, da segunda metade do século XIX, que defende o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa.
   Reunindo teóricos e artistas, o movimento busca revalorizar o trabalho manual e recupera a dimensão estética dos objectos produzidos industrialmente para uso quotidiano. 
  
 15. O cinema Expressionista alemão.
O expressionismo surgiu por volta de 1910, tem raízes na pintura e foi rapidamente adoptado pelo teatro, pela literatura e pela arquitectura. O expressionismo no cinema alemão começa em  1919, O horror, o fantástico e o crime eram os temas dominantes do expressionismo.     Os filmes expressionistas foram produzidos apenas durante alguns anos, no entanto os seus temas foram integrados em filmes posteriores resultando no controlo artístico do cenário, luz e sombra de forma a acentuar a atmosfera do filme. O expressionismo influenciou particularmente dois géneros, o cinema de terror e o filme negro.

 



 14. O Cinema Americano e as novas narrativas (Griffith e Porter).
 Porter:
Porter (imagem 18) foi um cineasta norte-americano do final do século XIX e início do século XX, um dos pioneiros do cinema. Ficou famoso por dirigir vários filmes para o Edison Studios, de Thomas Edison. Desenvolve ainda em 1902, os princípios da narrativa e da montagem. Ainda com, um filme de 8 minutos, fez inovações como a montagem de planos realizados em diferentes momentos e lugares para compor uma narrativa, que foram decisivas para o desenvolvimento do cinema. Foi o primeiro grande clássico do cinema que marca o início da Indústria do cinema.

                                                                     (Imagem 18)
                                                         
Griffith:
Griffith (imagem 17) é considerado o pai da industria cinematográfica, apesar de só ter feito dois filmes sonoros. Começou a sua carreira como um bom dramaturgo mas não conseguiu sucesso, depois tornou-se actor. Encontrou o seu caminho no cinema, em pouco tempo dirigia um grande corpo de trabalho. Fundou a United Artists, junto com Charles Chaplin, Mary Pickford e Douglas Fairbanks. A sua empresa American Mutoscope and Biograph Company foi a primeira empresa a filmar em Hollywood em (1910).

                                        
                                                                   (Imagem 17)

13. Pathé e Gaumont, a industria cinematográfica.

Pathé, e seu irmão Gaumont (imagem 16) foram eles que promoveram, o que se tornou a maior empresa de fonografia e o mundo do cinema. Eles abriram uma loja de gramofones em 1894 e, posteriormente, estabeleceram uma fábrica na vitrola. O seu sucesso industrial começou, quando viram as oportunidades oferecidas pelo novo entretenimento e, sobretudo pela indústria cinematográfica. É a empresa de cinema mais antigo em funcionamento no mundo. Originalmente começaram com  negociação de aparelhos fotográficos, a empresa começou a produzir curtas-metragens em 1897 para promover a sua marca de câmera-projetor. A empresa fabricou o seu próprio equipamento e filmes produzidos em massa até 1907.

                                                           (Imagem 16)

12. Edison e o princípio do cinema sonoro.

Em 1877 Thomas Edison conseguiu gravar o som pela primeira vez. Ele conseguiu gravar utilizando um repetidor de telefone. O "ditafone" foi um aperfeiçoamento do fonógrafo funcionando como uma "secretária electrónica" actual. Uma variação deste equipamento permitia a gravação de discursos e memorandos para serem dactilografados depois. O telefone de parede de 1879, foi inventado por Thomas Edison, que projectou o fone e o receptor. Foi preciso dar estes passos para chegar ao «cinetoscópio»" em 1888, aparelho adaptado do "cinematógrafo". No cinema além de imagens eram apresentados também sons gravados simultaneamente. Mas devido a problemas técnicos,o cinestocópio não conseguiu a notoriedade desejada. Só em 1927 é que começou o «cinema falado».  

                                          

11. O Cinema Fantástico de Mélies.

   Méliès ficou mundialmente conhecido com "Viagem à Lua" (imagem 15), em 1902, tendo posteriormente realizado mais de 500 filmes. Considerado o pai dos efeitos especiais, o autor utilizava efeitos fotográficos para criar mundos fantásticos. Méliès marcou o aparecimento da sétima arte, ao ser pioneiro em quase tudo: desde os estúdios de filmagens, aos géneros cinematográficos e até mesmo os guiões.
   Méliès foi  um homem que soube explorar melhor que ninguém as possibilidades fantásticas da recém-criada sétima arte, era  um ilusionista, actor de teatro e realizador francês, a ele devemos, entre outras coisas, os efeitos especiais.

                                                                      (imagem 15)

10. Cinema documental.

   O cinema documental (imagem 14) é um gênero cinematográfico que se caracteriza pelo compromisso com a exploração da realidade. Mas dessa afirmação não se deve deduzir que ele represente a realidade «tal como ela é». O documentário, assim como o cinema de fixação, é uma representação parcial e subjectiva da realidade, não incluindo noticias nem publicidade.

                                                                      (Imagem 14)

  9. Os irmãos Lumiére e a primeira projecção pública.

   Os irmãos Lumière (Louis e Auguste) (imagem 13), foram os inventores do cinematógrafo, sendo muitas vezes referidos como os pais do cinema (Sétima Arte) .
   O cinematógrafo era uma máquina de filmar e projector de cinema, invento que foi atribuído aos irmãos Lumière, mas na verdade foi inventado por Léon Bouly, em 1892, que terá perdido o documento que lhe atribuía a criação do invento e perante esta situação os Lumière registaram o cinematógrafo em nome em 1895.
   A primeira projecção pública de apresentação do invento ocorreu a 28 de Dezembro de 1895 na primeira sala de cinema do mundo. A sessão foi inaugurada com a projecção de La Sortie de l'usine Lumière à Lyon (A Saída da Fábrica Lumière em Lyon).

                                                                    (Imagem 13)
8. Muybridge e o advento do início do Cinema {Caleidoscópio e Zootropo).

   Em 1872, por curiosidade o ex-governador da Califórnia, questionou Muybridge sobre a possibilidade de comprovar se um cavalo galopando ficava, mesmo por pouco tempo, com as quatro patas fora do chão. Com o auxílio de três baterias das máquinas fotográficas, era possível registar o movimento de vários ângulos (imagem 12). As fotografias eram tiradas numa velocidade 1/6000s.
Muybridge desenvolveu novas técnicas, de equipamentos e químicos, conforme a sua necessidade, pois o zoopraxiscópio projectava em sucessão rápida, imagens simulando movimento. Esta invenção é considerada, para muitos estudiosos, como a Invenção do Cinema.
                                                                   (imagem 12)


  O caleidoscópio:

   Um caleidoscópio (imagem 11) é um aparelho óptico formado por um pequeno tubo de cartão ou de metal, com pequenos fragmentos de vidro colorido, que através do reflexo da luz exterior em pequenos espelhos inclinados, apresentam a cada movimento combinações variadas de efeito visual.
                                                                    (imagem 11)

   7. George Eastman e a democratização e industrialização da fotografia com a Kodak.

George Eastman (imagem 10) nasceu a 12 de julho de 1854 e fundou a Eastman Kodak Company e inventou rolo de filme, ajudando a trazer a fotografia. Após três anos de experimentação com emulsões de gelatina britânica, Eastman desenvolveu uma placa fotográfica seca, e tornou claro na Grã - Bretanha e nos E.U.A. Em 1879, George Eastman começou um negócio fotográfico. A 4 de Setembro de 1888, a Eastman recebeu para a sua caixa de câmera de sucesso comercial de filme de rolo. A invenção do rolo de filme extremamente acelerou o processo de gravação de múltiplas imagens.

                                                                     (imagem 10)

   6. A invenção de Maddox da emulsão fotossensível gelatinosa (rolo).

Em 1871, Richard Madox (imagem 9), desenvolveu a emulsão gelatinosa, uma película sensível a luz e flexível, a base de gelatina e brometo de prata, que poderia ser usada em placas mais finas e em rolos, o que veio a facilitar o uso das películas e causou uma revolução no formato e no tamanho das câmaras fotográficas. Com a descoberta do rolo abria-se assim uma nova época para a fotografia.

                                                                  (imagem 9)
                                 

5- O instantâneo fotográfico de Archer.

Archer (imagem 8) nasceu na Grã-Bretanha em 1813, e dedicou-se à gravura e a escultura, onde cedo desperta o seu interesse pelo processo fotográfico do Calótipo. Ao contrário do processo daguerreótipo o Colódio Archer "molhado" que envolveu um revestimento de chapa de vidro com uma mistura de iodeto de potássio e uma substância pegajosa, o colódio; é o processo negativo de alta qualidade produzido após a exposição de apenas alguns segundos. Inicia o seu trabalho do processo fotográfico em 1847, para realizar fotografias dos seus desenhos de gravura.
                                                                    (imagem 8)
      4- A evolução da técnica de registo (Daguerre e Talbot) em paralelo aos formatos de câmaras e metodologias de laboratório.
 - Louis Daguerre (imagem 7) foi o primeiro a conseguir a imagem fixa atravéz da acção directa da luz,(o daguerreótipo*), Talbot foi o grande percutor do actual sistema negativo-positivo e os dois juntos descobrem o segredo da imagem latente. *Daguerreótipo - antigo processo fotográfico para fixar numa chapa sensibilizada as imagens obtidas na câmara escura.

                                                                         (imagem 7)

 

- Talbot (imagem 6) construiu uma pequena câmara escura de madeira, a qual era carregada com papel de cloreto de prata, conforme a objectiva utilizada e tinha que estar em exposição de meia hora a uma hora. Tanto Daguerre como Talbot tinham praticado desenho, por isso viam a fotografia como uma nova ferramenta para a macânica.

                                                                     (imagem 6)

 

  3- Niépce e a primeira "heliografia" inalterável da história.

Joseph Niépce nasceu a 7 de Março de 1765, e foi um inventor Francês responsável por uma das primeiras fotografias. O Niépce começou com várias experiências fotográficas em 1973, mas sem bons resultados pois as imagens desapareciam depressa. Em 1826 atravez de uma experiência que faz com alguns produtos que iriam ser atingidos com luz, consegue formar uma imagem fotográfica, dessa experiência resulta a primeira fotografia da História que mostra o terreno e sua granja captado atravez da janela do sotão da sua casa. O processo que Joseph utilizou ficou conhecido como heliografia (gravura com luz solar).

                                                                    (imagem 5)


2- O princípio óptico da "câmara escura" e da "lanterna mágica".
A Câmara escura (imagem 4) é um tipo de aparelho óptico baseado na invenção da fotografia no início do século XIX. Pode fazer-se uma câmara escura simples a partir de uma caixa onde se perfura um pequeno orifício numa das paredes. Com uma abertura pequena, a luz de apenas uma parte da cena pode acertar qualquer parte específica da parede de trás. Com este dispositivo simples a imagem fica sempre invertida, embora usando espelhos seja possível projectar uma imagem que não fique ao contrário.

                                                                         (imagem 4)

A lanterna mágica (imagem 3) é uma caixa óptica que projecta sobre uma tela branca (tecido ou parede no século XVIII), numa sala escurecida, imagens pintadas sobre uma placa de vidro.
Apesar de conhecida desde o século XIII, no campo da astronomia, somente no início do século XVI encontramos registos sobre a sua utilização para observação de objectos exteriores. Ao longo do século XVIII as lanternas passaram a projectar também animações.
                                (imagem 3)


1- Da Arte Rupestre às Sombras Chinesas, As Primeiras Formas Amplas De Comunicação.

A Arte rupestre é o termo que se dá às mais antigas representações artísticas conhecidas, as mais antigas são do período Paleolítico Superior (40.000 a.C.) gravadas em abrigos ou cavernas (imagem 2), nas paredes e tectos rochosos, e também em superfícies rochosas ao ar livre, mas em lugares protegidos, normalmente com datas de épocas pré-históricas. Na pintura, o Homem tentava traduzir através da mesma, o máximo de realismo, ou seja desenhavam animais, plantas, tudo aquilo que possa constituir a Natureza mas, também desenhavam o acto da caçada, como o animal marcado por flechas.


                                                                         (imagem 2)   

As sombras chinesas (Imagem 1) são conhecidas desde os primórdios da animação até aos dias de hoje. Este tipo de animação começa com os teatros e espectáculos de sombras chinesas, tendo origem nos países orientais, onde os principais temas eram a religião, lendas e histórias. Nos países ocidentais da Europa, as sombras chinesas tiveram a sua grande divulgação no séc. XIX, na França já eram conhecidas desde 1770, porque existiam muitos animadores de rua que tinham como trabalho as sombras chinesas. O primeiro teatro surgiu em Versalhes (França). O percurso das sombras chinesas foi tão marcante, que nos dias de hoje o teatro de sombras passou a ser uma ferramenta peculiar para contar histórias, sendo utilizadas para as crianças, onde este tipo de teatro se impõe, sendo uma forma de entretenimento e instrumento pedagógico.

                                                                            (Imagem 1)

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