Módulo 2 – Desenho e Percepção Visual

7. Percepção Cromática




6. A Teoria Gestalt 


A gestalt têm a teoria de afirmar que não se pode ter conhecimento do todo através das partes, e sim das partes através do todo. Que os conjuntos possuem leis próprias e estas regem seus elementos. É que só através da percepção da totalidade é que o cérebro pode de fato perceber, descodificar e assimilar uma imagem ou um conceito.



5. Percepção Visual


É pela percepção que tomamos conhecimento do mundo que nos rodeia. A percepção manifesta-se através dos sentidos, e a actividade do nosso cérebro completa-a. As experiências vividas anteriormente e fixadas na memória são reconhecidas pelo cérebro. Ao observarmos um conjunto de formas, estabelecemos relações de grandeza e qualidade entre elas. Quanto mais experiências tivermos, mais ricas serão as relações estabelecidas e mais facilidade teremos em compreender e gostar daquilo que observamos.




     4. Artes Visuais (Função E Mensagem)


As artes visuais têm como objectivo passar uma mensagem ou ideia para quem a vê, essa mensagem por vezes pode ser directa ou indirecta, ou seja, como uma mensagem clara ou abstracta.



3. Anatomia Da Mensagem Visual



Expressamos e recebemos mensagens visuais em 3 níveis, todos os níveis de resgate de informações interligados e se sobrepõem, mas é possível estabelecer distinções suficientes entre eles, de modo a que possam ser analisados tanto em termos de valor como táctica potencial para a criação de mensagens quanto em termos de qualidade em processo de visão.  

Os 3 níveis são: 
 - O Representacional: é o que conseguimos visualizar e identificar com base no meio ambiente e na experiência.
 - O Abstracto: é a qualidade de um facto visual reduzido a seus componentes visuais, básicos e elementares, destacar os meios mais directos, emocionais e mesmo primitivos da criação da mensagem.
 - O Simbólico: o vasto universo de sistemas de símbolos codificados que o homem criou e ao qual atribui significados.





2. Elementos Básicos De Comunicação Visual


Ponto

O ponto é uma unidade simples e irredutível da comunicação visual. Todos os pontos têm uma força visual grande de atracção sobre o olho. Em grande quantidade e muito juntos criam ilusão de cor.


Linha

A linha é um elemento visual por excelência, pode adoptar diferentes formas  para expressar intenções diferentes.


Formas

As linhas descrevem várias formas, há 3 formas básicas: o triângulo, o círculo e o quadrado. As formas básicas têm as suas características específicas. E a cada uma atribui-se uma enorme quantidade de significados.  


Texturas 

A textura é um elemento visual que com muita frequência serve de substituto para as qualidades de outro sentido. Porém, reconhecer a textura tanto através do tacto, como da visão. 


Plano

É a trajectória de uma linha em movimento (em outra que não seja na sua direcção) se torna um plano. Como elemento visual, têm comprimento e largura, posição e direcção e é limitado por linhas.

Volume

É a trajectória de um plano em movimento que se torna um volume. Tem uma posição no espaço que é limitado por planos. Pode ser físico ou pode ser criado por meios de artifícios, como na pintura, no desenho e na ilustração sobre uma superfície plana. A qualidade visual é a mesma, em ambos os casos.


Cor

É a mais eficiente dimensão de discriminação. É ainda o elemento que tem mais afinidade com as emoções. Nas artes visuais, a cor não é apenas um elemento decorativo ou estético.



 
Tom

A luz rodeia as coisas, reflecte-se nas superfícies brilhantes, incide sobre objectos que já possuem uma claridade ou obscuridade. As variações de luz, ou seja, os tons, fazem-nos distinguir o nos rodeia. O tom é um dos melhores instrumentos de que se dispõe para indicar e expressar a tridimensionalidade dos objectos.


Negativo E Positivo

O positivo é uma parte da imagem onde se consegue visualizar a figura. E o negativo é o que chamamos de fundo é a parte da imagem onde não conseguimos visualizar a figura.


Composição

Composição dinâmica: é quando os principais elementos visuais se encontram organizados segundo linhas oblíquas, nomeadamente referenciadas ás diagonais do campo.


Composição Estática: Os elementos visuais no campo organizam-se sempre segundo uma dada direcção. A composição é estática quando os elementos dominantes se encontram organizados sobre eixos horizontais ou verticais.


Movimento

Vemos movimento numa imagem quando está presente no mínimo um dos seguintes aspectos: rotação; translação; direcção e repetição.


Contraste

As cores como são diferentes umas das outras atraem o nosso olhar pelo tipo de contrastes que produzem. Por exemplo uma rosa branca num jardim verde vai mostrar diferença, ou seja, logo, existe contraste entre o branco e o verde.


Proporção

É a maneira de dividirmos o espaço e distribuir-mos os elementos visuais.


Equilíbrio 

Equilíbrio Simétrico: É o que produz na imagem sensação de paz, calma e estabilidade.


Equilíbrio Assimétrico: É caracterizado pela distribuição de objectos com "pesos" visuais diferentes, produzindo informalidade e tensão na composição. Ambos mostram diferentes vantagens e propostas, logo não existe equilíbrio.


Ritmo

É aquilo que se move, é um movimento regulado que está ligado ao tempo e percepção, e é o modo de organizar as estruturas repetidas na composição. 


Intensidade

É o brilho da cor. Um matiz de intensidade alta, é vivido e saturado. Já um matiz de intensidade baixa, tem as características de cores baixas e o "pastel". Ex: O violeta é de intensidade baixa e o amarelo tem intensidade alta.


1. Introdução ao Alfabeto Visual (carácter e conteúdo)

Quando vemos algo, seja um objecto, um quadro, uma escultura, um filme, tv ou símbolos, naturalmente e de forma imediata podemos observar formas figurativas, abstractas formais (geométricas), abstractas informais (sem formas definidas), as cores, as linhas, os pontos, as texturas, o ritmo, os volumes, os contrastes, a luz, as sombras, o equilíbrio, o dinamismo. Visualizando compreendemos naturalmente, até certo ponto as imagens, e passamos também a criar imagens mentais. Quando uma pessoa é alfabetizada visualmente ela tem mais condições de analisar todos estes elementos, compará-los, ler os significados, e se expressar com eles. Ela não só vê, não só cria imagens mentais, não só gosta ou desgosta, mas passa a compreender de forma culta, inclusive psicológica pela gestalt essas visões e informações. Ela passa a ver neles múltiplos significados. Para se ler um texto é necessário se alfabetizar, e não basta conhecer letras e soletrar, é preciso estudar e exercitar. Na alfabetização visual o mesmo acontece, e esta é ainda mais complexa, pois não há um caminho com a mesma direcção como no caso da escrita.


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